sábado, 26 de dezembro de 2015

Letras em 3D - Tutorial

Hoje eu venho trazer um mini tutorial de uma coisa que anda fazendo um hiper sucesso nas festinhas infantis por toda a parte. As letras em caixa alta, ou 3D. São essas aí ó: 
Imagem retirada do Pinterest

Geralmente elas são feitas em alguma alguma máquina de corte, como a Silhouette, onde o processo é bem mais simples. Em miúdos, você pega um molde pronto, corta, dobra e cola. O corte já sai como essa letra: 
Imagem retirada do Pinterest

Essas máquinas são geralmente usadas por pessoas que, como eu, trabalham com artesanato e scrapbooking como meio comercial. Mas como o custo delas é um pouco elevado, a aquisição de uma dessas não vale a pena para fazer apenas alguns itens de uso pessoal.
Por muito tempo eu fiz essas letrinhas manualmente mesmo. O trabalho é muito maior, e o processo muito mais demorado, mas eu preciso dizer que acho a qualidade melhor, e vou explicar o porquê. A letra de corte digital é oca por dentro, por isso a sua durabilidade é muito curta, a não ser que você tome um cuidado extraordinário pra que elas não estraguem ou amassem logo.  Como manualmente eu não tinha como fazer o corte dos tracinhos pra uma dobra perfeita, eu precisava de algo para colocar internamente, que me servisse de base para cobrir com o papel, ou o tecido. Isso faz com que as letras não amassem e durem por muito, muito mais tempo!
Algumas pessoas gostam de usar o MDF, e realmente é a melhor opção, pelo fato de a letra já vir pronta, e cobrir qualquer coisa no MDF é muito mais fácil. O problema é o custo. Cada letrinha em um tamanho aceitável parte mais ou menos dos R$ 10,00. Se você adicionar isso a todos os outros materiais que você vai precisar usar, fica um pouco salgado. Talvez seja melhor comprar algo pronto, se o seu foco for uma festinha, evento ou algo assim. Mas é uma ótima opção se você estiver procurando fazer algo duradouro, como decoração de algum ambiente da sua casa. 
Bom, se você estiver procurando por algo dure bastante, e por um valor mais baixo, eu indico este post pra você. Depois de ver um tutorial a um tempão atrás, eu descobri um jeito de fazer isso com isopor. Claro, você precisa de um tempinho disponível, e principalmente, não ligar para a sujeira que você vai aprontar. Até hoje eu acho bolinhas de isopor pela casa. Mas o resultado final fica ótimo! Então vamos lá! Vou mostrar um pouquinho do processo do último nome que eu fiz pro 1 aninho da filhota de uma amiga muito querida. 
A primeira etapa é escolher o isopor que você quer trabalhar. Aqui eu falo em espessura. Existem um milhão delas. Não esqueça que quanto mais grossa a sua letra, mais papel você vai usar. Eu sempre uso o papel de Scrapbooking, por causa das estampas. Uma mais lindinha que a outra, e tem opções e cores pra qualquer estilo. O tamanho do papel de Scrap é de 30 x 30 cm, então geralmente se usa uma folha de papel por letra. Se você quiser gastar ainda menos, e fazer letras sem estampa, a melhor opção é a Cartolina Canson. É o que podemos chamar de um tipo de "cartolina gourmet". Ela é mais grossa que a cartolina normal, e as cores também são bem mais bonitas e vibrantes.
Escolhidos isopor e papel, precisamos escolher nossa letra. Não tente fazer a letra à mão. Pra uma simetria perfeita, melhor você imprimir a fonte e o tamanho que acha mais adequado para servir de molde. Eu geralmente uso a Arial mesmo. É básica e limpa, e fica boa pra qualquer situação. O tamanho vai depender, então isso eu deixo por sua conta. Corte sua letrinha e desenhe o molde por cima do isopor e dos papéis. Lembre-se que no papel você precisa fazer a frente e o verso.

Ok. O isopor precisa ser cortado com estilete, a partir do molde que você imprimiu. Tem que ficar mais ou menos assim:


Não tem problema se ficarem algumas falhinhas. O importante é não ficar muito desigual, ou você terá muita dificuldade na hora de colar o papel. 
Além dos moldes das letras, você precisa cortar umas tiras de papel, para cobrir as laterais. A largura dessas tiras deve ser um pouco maior que a grossura do isopor. Precisamos de uma folguinha para dobrar e colar, como na figura abaixo: 


Então se o seu isopor tiver 3.0 cm de espessura, corte o papel com uma largura de 4,0 cm. Uma folga de 0.5 cm para cada lado fica de bom tamanho. 



As letras mais retas, como esse I que eu mostrei aí em cima, são mais fáceis. Agora com as letras arrendondadas, o processo é mais chatinho. Na hora de dobrar a laterais, você precisa fazer vários cortezinhos, ou sua letra vai ficar toda quadrada e desigual. Olha como eu faço: 



Essa é a parte mais trabalhosa. Passando isso, tudo o que você tem a fazer é colar a frente e o verso dos papeis que você desenhou com o molde: 


Pronto. Suas letrinhas estão prontas. Ah, importante destacar que a cola deve ser cola para isopor. É a que adere mais facilmente, sem deixar o papel enrugadinho, como a cola branca faria. 
Nesse nome especificamente, eu coloquei uns detalhezinhos ao longo dele pra combinar com a festa. O tema era "Jardim". E ficou uma fofura! 



Os detalhes dão um charme, mas não são obrigatórios. Sem eles as letras também ficam muito legais. Já fiz algumas sem batulaque nenhum, e ficaram lindas do mesmo jeito. 




É, então é isso gente. Espero que tenha ficado bem explicado. Sou apaixonada nessas letras! Elas dão um Up e tanto na decoração, e não é nenhum bicho de 30 cabeças pra fazer em casa. Vambora colocar a mão na massa! 

Beijão pessoal! 

Michelle Vargas 





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário