sábado, 15 de agosto de 2015

De Caixa de Fraldas a Porta Livros: Como fazer

Desde que comecei a mexer com coisas artesanais, fui tomando gosto por reutilizar badulaques que iriam para o lixo. Marido não aguenta mais, às vezes diz pra eu tomar cuidado ou vou virar uma daquelas acumuladoras (absurdo). Mas o fato é que existem coisas muito legais que você pode fazer se tiver umas três horinhas livres no seu tempo. De quebra você economiza uma graninha, ajuda o meio ambiente e se diverte pacas quando vê o resultado!
Quando Lucy começou a ganhar seus primeiros livrinhos, eu os colocava espalhados em algumas prateleiras no quarto dela, mas a quantidade foi aumentando, e queria arranjar um cantinho acessível pra que ela mesma pudesse pegar o que quisesse folhear no momento. Existem umas opções muito legais de estantes e prateleiras ao nível da altura da criança, mas o bolso tava vazio, e além de tudo, o quarto não tinha espaço. Quando a situação está assim, nos resta partir para a criatividade, certo? Então, bora lá! Vai Michelle revirar o Todo Poderoso Google e o super amigo Pinterest atrás de idéias. Enfim encontrei o que procurava... Caixas de fraldas repaginadas pra servir de porta trecos! Achei super top e descontraído! Dá um olhada em como esse pessoal colocou a caixola pra funcionar:





O legal é que, se você deixa a mente voar, percebe que uma simples caixa de papelão pode servir pra estocar várias coisas! Brinquedos, ferramentas, material de uso escolar, artesanal ou costura, enfim... É só pensar no que você tá cansado de ver jogado pelos cantos!
Era a minha vez de colocar a mão na massa. Resolvi tentar um modelo bem simples, sem tecido, porque não sabia mexer com costura e queria algo bem rápido de fazer. A minha ficou assim:


Na época não tinha o bloguinho, por isso nem me preocupei em fotografar o passo a passo. Mas vou tentar explicar o processo bem direitinho pra se por acaso alguém quiser tentar essa proeza em casa ok? Então aí vão os ingredientes da (minha) receita:

Uma caixa de fraldas pampers
Duas folhas de cartolina dupla face (mais uma se quiser cobrir a caixa por dentro)
Uma folha de cartolina de cor diferente para cobrir o fundo do texto
Ao menos três modelos diferentes de papel de scrap book
Dois metros de papel contact transparente
Fita adesivada em alto relevo
Fita adesiva dupla face

Antes de tudo, corte fora as abas que fecham a caixa, ela deve ficar completamente aberta em cima.
Depois disso, você vai colar a cartolina em volta de caixa como se estivesse embrulhando um presente. Cole a cartolina usando a fita dupla face. Pensei em usar cola, mas como a caixa é de papelão ela poderia ficar muito mole, por isso resolvi não arriscar. Além disso, se o papel ficar mal posicionado, você pode tirar para recolocar depois, sem danificá-lo. Ah, e não esqueça de passar o estilete nas abinhas laterais, pra você poder carregar a caixinha pra lá e pra cá.


Papel coladinho, é hora de passar o Contact. A caixa de papel fica uma gracinha, mas como é destinado ao uso de uma criança, é bom ter o contact para conservar seu trabalho. Minha caixinha já tem mais de 2 anos, e Lucy ainda não conseguiu destruí-la (ufa)!
Por fim, coloque o que quiser na frente! Inspire- se no conteúdo, faça um textinho, um nome, ou até mesmo apenas um desenho. Essa é a parte que você pode soltar a imaginação! No meu caso, como era um porta livros, decidi escrever " Acervo da Lucy". Assim fica auto explicativo rssss. Minha caligrafia não é lá essas coisas, então eu escrevi o texto no computador e imprimi as letras pra me servir de molde. Passei as letrinhas e os desenhos para os papéis de scrapbook, e pronto! Fácil assim.
Pra colocar a arte na caixa, eu usei a fita de alto relevo. Fiquei com muito medo da Lulu puxar e estragar rapidinho, mas ela está lá, firme e forte até a presente data! Com exceção de algumas pontinhas que vão amassando com o tempo,  mas isso era de se esperar até se estivesse sendo manuseada por um adulto né?


E voilà! O resultado fica assim. Essas fotos são atuais, por isso vocês vão perceber que a caixa está um pouco mais folgadinha e algumas pontinhas amassadas. Mas eu acho que ela ainda vai aguentar alguns anos pela frente:



Quando Lulu viu a caixinha pela primeira vez, ela estava aprendendo a andar, nem sabia muito bem o que era um livro. Mas ficou tão entusiasmada com o colorido dela, que vivia fuçando qualquer coisa que estivesse dentro!
Hoje os livros da Lucy já não cabem mais nessa caixa... A quantidade aumentou, assim como sua imaginação. Por ter tido esse incentivo, hoje ela é uma criança que não passa um dia sem folhear um livro, pega no nosso pé pra ler pra ela, e ainda dá uma de esperta pra contar histórias pra nós! E olhando em retrospecto eu sei que foram três horinhas gastas do meu dia (acho que até menos), que trouxeram um estímulo bem positivo para os hábitos de leitura da minha filhota. Gostoso ouvi-la dizendo hoje, "mamãe, vou pegar um livro na MINHA caixa". Simples, criativo e eficaz. Isso é a cara de criança!

Beijos povo
Michelle Vargas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário